sexta-feira, 19 de outubro de 2012


O preço do livre arbítrio


O livre arbítrio é o que nos distingue dos demais seres. Esse foi nosso grande presente. E que presente que nos foi dado...
Os animais sempre fazem as mesmas coisas. Resumindo: seguem os seus instintos. Não é à toa que quando vemos um ato absurdo de violência, vandalismo, morte falamos que "O 'indivíduo' agiu como um animal". Ele não é um animal, mas em meio ao seu 'poder de escolha' jogou esta no lixo e agiu como um bicho, o qual não ganhou esse 'dom' de escolher, somente seguiu seu impulso/instinto. Mas, nós - seres humanos - podemos escolher entre o bem e o mal. O certo e errado. O moral e imoral. Uau, somos poderoso!!!! E é aí, que 'criamos' algo. Ao acharmos que somos 'super-heróis' começamos a 'criar' 'teorias' para justificar seguir o caminho que talvez não seja o melhor para nós. E com isso 'explicar'. Aliás, como gostamos de explicações, né? Então: "Senhoras e senhores, eu vos apresento algo que criamos com excelência:  a 'desculpa'!!!" Isso inclui jogar a 'culpa no outro - para justificar seguir o caminho 'animal' que muitas vezes trilhamos por livre e espontânea vontade. A história fica mais ou menos assim... O fulano justifica que traiu porque a funcionária veio vestida para matar e a esposa já não faz suas 'funções' de mulher. Abandonamos o projeto no meio porque o chefe /sócio não tem caráter ou não cumpre com suas obrigações. O 'beltrano' não é feliz porque - acha que - os pais não lhe deram atenção suficiente durante a infância e assim vai... A culpa nunca é sua e sim, do outro. Tudo isso para  justificar o caminho que decidiu seguir - físico ou emocional - ou seja seu livre arbítrio de forma errada. Esse presente, que nos foi dado de forma tão poderosa e que nos diferencia de todos. Dá-nos poder para escolher o melhor e, por favor, não o use como um amuleto da 'desculpa esfarrapada'. Sim, podemos escolher com quem casar, onde trabalhar, e ser feliz ou não. Tudo disponível ao nosso alcance como em um supermercado que você leva o que quer. A marca, o preço dependem exclusivamente de você. Assim é a vida. Alguns pegam atalhos para simplificar o processo, outros não medem esforços para seguir rumo ao que deseja, alguns esperam que a vida traga o que quer de mão beijada, outros se lançam a sorte, alguns procuram 'paliativos' para ter a felicidade. Sim, tudo tem seu preço e cabe a você - escolher - qual quer pagar. Mas, tudo isso regado com muitas desculpas... Ninguém escapa... Nem os pobres hormônios que, mesmo em ordem, são responsáveis por você comer como uma louca. Afinal, alguém tem que pagar o pato.  

Desde os primórdios temos esse poder de escolha. Claro, que fatos vão acontecendo no meio do caminho e vão nos marcando. As vezes de forma positiva outras negativas. Mas, ainda assim temos escolhas de como iremos encarar. Ficar prostado ou levantar? Assumir ou acusar? Razão ou emoção? Oito ou oitenta? Que tenhamos brio para usar o livre arbítrio e o usemos de forma adulta. Ou quente ou frio. Nunca morno. Desculpas são para fracos que nunca tiveram 'culhão' para assumir o que decidiram. Sabedoria para usar com razão onde a emoção repousará. E intuição para escutar Aquele que nós deu esse poder. E assim, só assim, trilharemos o caminho certo.

1 comentário:

  1. gostei muito é isso mesmo aqui se faz aqui se paga ou la sera cobrado....

    ResponderEliminar