quinta-feira, 19 de julho de 2012


Persistência, a alma da vida

Meu filho prestes a completar um ano de vida. A cena que vejo é de um treino incansável - pelo menos é o que parece - para andar. Já que levanta, cai, tenta andar, cai de novo... Levanta, cai, levanta de novo e cai... Cai, cai e cai. Levantou... Ai, canso só de olhar e fico fascinada. Como é bom não ter a palavra 'DESISTIR' no vocabulário. Ou melhor, na vida.

Como D'us faz as coisas certas e na hora certa. Imagina se tivéssemos que aprender a andar mais velhos. Muitos falariam: "Não ando porque não tive tempo de aprender". Outros: "Eu não ando porque não tive 'oportunidade'..." Ou porquê, porque e muitos porquês. Quantas 'explicações' inventamos para justificar nossas desistências. Nunca somos os culpados mas, sim, as situações que 'criamos'... Muitos blá blá blá para falar que perdemos o tesão e abandonamos o barco antes mesmo de chegar no fim. Assim é no casamento, profissão, filhos, sonhos e vida. Achamos que não vale a pena. "Ah, mas passou da hora", dizemos para tentarmos jogar panos frios no auge do exercício da persistência. Sim, a persistência é um exercício diário onde temos que saber 'treinar, descansar e continuar'. Como um atleta que está se preparando para uma maratona. Tudo é importante para a 'competição'. E qualquer um pode participar dessa competição. Nunca é tarde. No máximo temos que entrar para 'categoria' certa/adequada para nós. Claro, que depois de adultos temos que ter bom senso nas nossas escolhas. E por quê? Porque temos que ver onde estão nossos talentos, para então investir neles. Isso pode demorar um tempo... Temos que experimentar, provar, enfim, descobrir o que gostamos e aperfeiçoar... Tem gente que perde a noção, e joga no lixo o senso. E o pior, os que estão ao redor, aplaudem. Como? Olha os reality shows para achar um ídolo nacional... O cara vai cantar, canta em qualquer tom e com sorte se tiver tom, acha que esta abafando e quando o jurado fala que ele não canta bem... Ele solta a pérola: "Mas minha mãe, vizinha, mulher e o ' fã clube do desafinado' acha que canto bem". Por favor, nem a tecnologia dá jeito. Mas, ele quer ser um ídolo, sem ter nenhuma condição... Sim, claro que tem uns que conseguem, mas estou falando de quem não tem nenhuma condição. Esse está persistindo em barco furado. O bom senso é importante. O problema é quando estamos no caminho certo, no que queremos, no que é de direito nosso e desistimos. Que pena. Sim, somos responsáveis pelas conquistas que abrimos mão todos os dias. As desculpas vencem, os diamantes são jogados no lixo - sem dó - a cada dia. E os sonhos vão ficando para trás em algum lugar. E sabe qual é o pior? Quem é mãe joga na cara do filho: "Você não dá valor as coisas que te dou". E faz a lista: "Colégio, roupa, carro...". Mas 'mamãe' e eu te pergunto: e você dá valor ao que a vida está lhe dando? Tá correndo atrás do que precisa? Sim, como é fácil cobrar os outros, né? O sol nasce para todos e a vida passa para todos também.

Acho que D'us, as vezes, deve olhar e ter altos papos com anjos... Deve falar: "Que pena ele/ela estava quase chegando lá". "Olha lá, só faltava 'mais um passo' para ele sair 'andando'. Desistiu e Eu não posso fazer nada. Tem sempre o livre-arbítrio. Opção dele em desistir". Que pena... Que tal esquecermos da palavra desistir? Ou melhor, trocarmos pela insistir, continuar, se jogar... A vida só vale a pena para aqueles que 'se jogam'. Vivem intensamente, não tem 'limites' para continuar, não tem 'ses' - 'se nao der certo', 'se eu parar', 'se eu sofrer'. Quantos 'ses' como obstáculos. Pessimistas adoram 'ses'. Não vale a pena viver com o breque de mão puxado... A vida é feita para aqueles que estão dispostos a cair e levantar. Continuar, chorar, mas sabendo que irá voltar a sorrir. Que a dor faz parte do 'treinamento'. Que a jornada pode ser divertida. E que o caminho em direção a meta pode te levar para outro lugar muito mais fascinante que o caminho então traçado e imaginado inicialmente .Mas, só descobre isso, e tem esse prêmio final, quem está no caminho chamado persistência. Ou seja, usando o que todos estão 'falando': KEEP CALM AND DON"T GIVE UP - Fique calmo e não desista. Boa sorte!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário