quarta-feira, 13 de junho de 2012


Boa Dona de Casa, existe???

As mulheres lutaram por tantos direitos. Que conseguiram e estão conseguindo alcançar todos. Aqui vão eles: profissional, mãe, esposa, amante, dona de casa. Ufa, tantas 'mulheres' em uma só. Sim, todas essas 'conquistas' viraram um grande julgo. Já que não conseguimos ser excelentes em todas elas. 

Dou risada quando vejo alguma matéria, geralmente em revista feminina ensinando como ser uma mulher fatal na cama. Mostrando todos os apetrechos que devem ser usados. Banhos, sais, lingerie, música, vinho, etc... Ah, Come on depois de trabalhar o dia inteiro, chegar em casa, fazer o jantar para família - se tiver empregada, tem que esquentar, já que ela foi embora, fazer a lição de casa, se forem bebês - dar banho, comida, pôr para dormir, e depois de tudo isso pegar a 'caixa' de transformação para noite? Ah, please quem escreve sobre isso não tem noção da realidade e espera o príncipe a cavalo chegar.
Fofa jovem - só pode ser-  que escreve isso. A mulher de hoje quando chega a noite na hora de dormir se for dia de semana e tem que trabalhar no dia seguinte. Curte uma rapidinha porque no dia seguinte será bem puxado. Aliás, fofa, rapidinhas são ótimas!!! Seja no sofá, na cama ou em qualquer lugar. O som de fundo? Pode ser a novela. A Lingerie? Prá quê? A realidade pode ser muito mais divertida que a ilusão. E tem que ser!

Aliás, a mulher se atolou de tal forma no que 'conquistou' que é óbvio que não tem como ser tudo. Como por exemplo: a dona de casa! Quantas boas donas de casa têm hoje? Digo dona de casa com menos de 40 anos, que tem que trabalhar e que saiba comandar bem a sua casa? Tomo um olé a cada dia. Sim, somos reféns das empregadas, que hoje são chamadas de secretárias. Se faltam um dia, parece que um Tsunami invadiu sua casa. Como pode? As que não tem empregadas pedem socorro a mãe que manda comida da semana para ser congelada. E aquelas que não têm ninguém para gritar? E viva o miojo! Mas a internet tá ai. Ana Maria Braga tem ótimas receitas para quem quer surpreender o marido. Às vezes posso até escutá-la dentro da minha cozinha: " Acorda, menina! Misture a massa com molho, joga um queijinho ralado e tá pronto". Sucesso! Pode passar debaixo da mesa que o maridão ou futuro marido vai adorar. Já que isso é um avanço e tanto. 

Lembro-me quando fui comprar minha máquina de lavar, antes de casar. Escolhi uma com marca de DVD, TV. Ultra moderna! Lava, seca faz tudo. Chegou em casa... Claro, como uma 'boa dona de casa' fui ver como funcionava, até para explicar a secretária. Comecei a ver tantas opções: roupa do bebe- e quem não tem, o que faz? Joga o 'botão' no lixo? Linho, seda, algodão, sintéticos, delicadas, edredon, centrifugar, secar, temperatura da água, minutos, muitos minutos. Fui colocando e tirando roupa... Tinha que ter tantas 'separações que fiquei perdida. Poxa, só queria lavar roupa!!! Hoje em dia é tudo tão simples, prá que tantas opções? E passar roupa? Viva os Estados Unidos, onde ninguém passa roupa. Que maravilha!!! Amarrotados, já!!! Muito mais simples e prático.

Material de limpeza? Ah, passando do Veja fica tudo tão complicado... Sabão em pó mais concentrado, tira-manchas. Água Sanitária para roupas coloridas. Ué, não mancha? Minha mãe dizia que sim!!! Muitos, mas muitos desinfetantes. Vários cheiros

E as mães dos 'meninos' perguntam? "Mas quem vai cuidar do meu menino?" E as mães das meninas respondem: " Ele mesmo, e sozinho! Porque minha filha tem que trabalhar, ser mãe, mulher..." E as mães dos meninos retrucam: " Não se faz mais mulher como antigamente...".  E as das meninas não bobeam em responder: "Não mesmo, não criei minha filha para isso".

Enfim todas nós estamos perdidas com tantas tarefas. Queremos ser tudo, mas não conseguimos. Sigamos os nossos instintos. Sem essa bobagem que todas nasceram para ser mães. Não, nem todas! Algumas sim, outras não. Algumas para o lar, outras para o trabalho e outras para tudo - poucas. Sem exigências. Já 'provamos' que não conseguimos fazer de tudo. Então nos resta o instinto/intuição, seja lá o que quiser chamar, para nos guiar e mostrar o caminho certo. Sejamos as melhores no que tivermos que ser. Boa sorte! 

3 comentários:

  1. Nurynha , vc é otima , escreva um livro !!!! adoro te ouvir e agora te ler está sendo delicioso tambem , vou mandar seu blog pra amigas em todos os cantos !!!! meu abraço bem apertado isa

    ResponderEliminar
  2. Que pegada... muito bom, estou adorando seus textos bjs Elaine

    ResponderEliminar