segunda-feira, 11 de junho de 2012


Por que é tão difícil fazer regime?

Acho tão difícil manter-se fiel a um regime. Praticamente um teste de fé, onde os 'tentadores' são: a bomba de chocolate, o pãozinho francês de manhã, e, ao iniciar um regime sempre aparece uma tia que você não vê há muito tempo e que decide te visitar e levar aquele docinho que só ela faz. E claro, você para não ser mal educada decide comê-lo. Afinal é só hoje. Uma das melhores desculpas para quem quer sair do regime. Mas a campeã de todas elas é: Começo na segunda. Aliás segunda-feira deveria ser o dia mundial do início ao regime. Que desculpa esfarrapada!

Só se mantém fiel a um regime, quem realmente quer emagrecer. Uma pessoa determinada realmente alcança o céu. Se você para toda hora é porque não tá afim. Sim, o médico manda por causa do colesterol, diabetes ou simplesmente porque está muito, mas muito acima do peso. Ou por causa do 'padrão de beleza' . Se você tem 1.65 de altura deve pesar 55 quilos. Que??? Por favor, cada um tem uma história, tempo - que precisamos administrá-lo com muito carinho, ou melhor cremes e tratamentos senão ele acaba com a 'nossa raça' minuto a minuto e genética. Genética essa que é jogada no lixo com tanta baboseira. Sim, cada um tem sua história. Se você engravidou, pode sim, voltar no seu 38, mas querida, seu corpo já não é mais o mesmo... Bacia alargou. Posso até escutar os quadris gritando: sim, ela pariu tantas vezes! E sabe mais? Pode até estar mais bonito. Gosto mais do meu corpo hoje do que antes, parece que amadureceu, assentou. Sim, tem marcas, história de vida.

Mas e o regime? Sempre queremos emagrecer mais um pouquinho. Só três, quatro quilinhos. Tipos de dietas estão disponíveis no mercado. A da fruta, sopa - em todas as refeições inclusive café da manhã. Oh, God! Da proteína - se mata na línguinça , ovo e dale fritura, dos pontos, notas. Umas que são válidas porque propõe a reeducação alimentar. O Caminho das pedras, o que no fundo já sabemos! Comamos de tudo, mas com moderação! E muito menos que geralmente comemos. Pronto, todos nós já sabíamos. Mas nada disso nos segura na dieta. Por que? Por vários motivos. Muitas vezes sabemos que estamos bem, só queremos emagrecer por causa do julgo da ditadura da beleza. Outras por que é bom prá caramba comer! Em uma cultura, onde nosso antepassados espanhois, portugueses e, claro, italianos sentavam em volta da mesa com a família reunida para conversar, passar tempo e, claro, comer! Pronto, codificou-se no cérebro: "Para ter prazer, basta comer!". E para mudar isso, é difícil. Cruel, mas tem que ser mudado. Inclusive por uma questão de saúde. Já que há tantos obesos e que foi comprovado que a nova geração viverá menos que seus pais devido ao 'novo' estilo de vida. Que triste!

Poderíamos ficar filosofando sobre porque 'falhamos' na fidelidade a dieta. Mas como tudo na vida, o maior motivo para os insucessos é a falta de determinação e disciplina. Essas duas juntas derrubam barreiras. E alcançam o impossível. Sim, quem quer começar uma dieta. Começa sexta, as 18 horas, véspera de feriado. Não há limites para uma vontade. As 'tentações', barreiras viram pequenas marolinhas ou um belo palco para no futuro dizer: "Eu consegui!".


2 comentários:

  1. Querida Nuuuu...
    Amei seu blog, vc tem mto talento e ganhou além de uma amiga ..uma leitora e seguidora..rsrs...
    Parabéns..que Deus te abençoe cada vez mais ;)
    Com carinho
    Izinha

    ResponderEliminar
  2. Nurya
    muito bom, começo na sexta rsrsr
    beijos Elaine Góes

    ResponderEliminar