quarta-feira, 20 de junho de 2012


A mulher e o cabeleireiro.

Se tem um profissional que tem importância na vida de uma mulher, trata-se do cabeleireiro. 

Ele está presente em todos os momentos de sua vida. De casamento à separações ou então somente numa escova no dia a dia. Que também tem sua importância. Por isso, o cabeleireiro exerce várias funções. Psicólogo: quando uma mulher senta na cadeira do cabeleireiro... Oh coitado! Ela desembesta a falar... namorados, maridos todos rodam. Vira um verdadeiro divã. E, claro, o profissional tem que escutar, aconselhar e lembrar-se de todos detalhes para na 'próxima sentada' continuar a sessão. Paparazzi: quando a mulher vai ao cabeleireiro principalmente se também faz as unhas se prepara antes. Pega o estoque das revistas de fofocas - Caras, Contigo, Ti Ti Ti. Desculpe, mas ninguém lê a Veja no salão. E, claro, o profissional da juba tem que estar atualizado. Se o salão é badalado por celebridades tem ainda que tomar cuidado para o 'assunto' da semana não estar sentada ao lado e causar algum mal estar. Tem que saber quem casou, separou, vai casar. Semana de moda, festas, badalações... Quem engordou, embagulhou entre outros. Espiritualizado: para perdoar a cliente que, no meio a uma crise existencial, após o bom senso do profissional se recusar a fazer uma besteira no cabelo dela... Então ela  foi em outro cabeleireiro pois tinha 'certeza' do que queria , mas esse é amador, e para conquistar a cliente faz o que ela quer. Batata! Deu m... Então, a fofa volta arrependida com o cabelo cor de salsicha. Sim, ela tinha certeza que iria ficar linda ruiva, mas não contava com a inexperiência do aspirante a 'hair designer'. Claro, que o fiel cabeleireiro arruma a besteira. Ser antenado com a moda e muito, mas muito paciente: para aguentar noivas e agregadas. Atualmente o dia da noiva é um evento. A noiva e sua trupe - madrinhas, avós, melhores amigas e uma pessoa muito mais ansiosa que a noiva... A mãe dela. Cada uma com uma cor de vestido diferente. Parece a tabela das tintas Suvinil. Não entendo por que isso. Não acho nada cafona usar preto - não, não lembrará luto - mesmo que alguns casamentos mereçam tal coisa. Abafa o caso. Ou então, repetir cores já que os modelos são diferentes. Mas, ficar aquela escola de samba. E a noiva o que seria? A ala das baianas? Please. Toda trupe da futura esposa dando palpites. Será que o cabelo vai aguentar? Spray e mais Spray. Não gostou? Oh, pobre mestre do cabelo, desfaz e cria uma 'arte' nova. Ah, tem aquelas que querem mudar a cor do cabelo no dia... fazer um corte diferente. Santa Paciência!!! 

Lembro de quando fui casar. O cabeleireiro escolhido foi o querido Ari Persan. Confiava e confio tanto no talento dele que não fiz nada de teste para o cabelo antes. Acreditei que ele me conhecia, no seu talento, e que faria o melhor. Deu no que deu. Cabelo lindo, impecável. Clássico. Nada de modismo... Topetes. Coisa que depois de dez anos a foto ficará na gaveta já que a moda acabou. Todos acharão que era festa à fantasia. Que dia delicioso! Ele escolheu tudo, maquiador, cor do buquê. Só acreditei no que ele me mostrava. Que profissional! Que amigo!

Feliz a mulher que tem um bom cabeleireiro. Poder sentar na cadeira e confiar que o melhor será feito nela. Sim, aquele tempo é precioso. Não precisa pensar em nada. Relaxar a cabeça lendo coisas fúteis e jogar conversa fora. Tempo essencial para descansar, para ser mimada. O que toda mulher gosta e precisa para recarregar as 'baterias'. Ai, que delícia!!! Um tempo só para você com uma ótima companhia. Companhia essa que pode ir pelo resto da vida. Como meu primeiro cabeleireiro Toni Marino. Ele conheceu minha mãe quando ela tinha doze anos de idade. E nunca mais saiu da família. Cabeleireiro famoso na década de 70, 80 e quando parou deixou muitas 'viúvas' com saudades. Hoje grande amigo, irmão do coração da minha mãe,  tio querido - que é chamado carinhosamente de Tio Toni pela minha filha. Apaixonada por ele, como todos da família! Tradição! Primeiro corte dos meus filhos é dele. Melhores conselhos são os dele. Que bom ter pessoas assim que querem nos deixar bonitas. Nos preparam para dias de celebração. E que nos eternizam em fotos e lembranças. Que levantam nossa autoestima e nos tranformam em divas. Abençoado esse ser... O cabeleireiro!


2 comentários:

  1. gostei cada vez melhor beijos vagner goes

    ResponderEliminar
  2. lindo texto Nú! Não tive tempo de ler quando vc postou, mas pude ler hoje. Adorei! Precisa pensar em escrever um livro! Vc é boa nisso!. bjs com carinho. Liliana

    ResponderEliminar